Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Portarias uniformizam procedimentos acerca dos direitos das crianças e adolescentes na RMB

    há 16 anos

    Com o objetivo de uniformizar os procedimentos acerca da garantia dos direitos da criança e do adolescente, O TJE, por meio da Corregedoria da Corregedoria Metropolitana de Belém, publicou hoje no Diário de Justiça onze portarias, sob o fundamento da Lei Federal 8.069 /90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) que assegura à criança e ao adolescente direito ao lazer, diversões e espetáculos públicos que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. As novas regras entrarão em vigor daqui a 30 dias.

    As portarias são resultados de várias reuniões que aconteceram nos últimos cinco anos com os juízes das comarcas da Região Metropolitana de Belém (Icoaraci, Mosqueiro, Ananindeua, Marituba e Benevides) e representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, sob a coordenação da corregedora da região metropolitana de Belém, desembargadora Luzía Nadja. Anteriormente, cada comarca mantinha suas próprias portarias acerca do assunto. Agora, com as mesmas regras na RMB, juízes, promotores e defensores esperam mais eficiência na fiscalização da lei.

    Os documentos ressaltam o papel que compete à autoridade judiciária quando a segurança e a própria vida de crianças e adolescentes estejam ameaçadas. Porém, eles lembram que, primordialmente, cabe à família a proteção e formação física, intelectual e moral dos próprios filhos. Entre os documentos assinados, estão as portarias que disciplinam a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estabelecimentos de acesso à internet; entrada e permanência em estúdios cinematográficos, participação de crianças e adolescentes em concurso de beleza e seus ensaios, assim como na participação de espetáculos públicos, como o carnaval.

    Para a corregedora de justiça da RMB, as portarias demonstram a maturidade dos magistrados. "Louvo a iniciativa dos magistrados em busca de consenso, que importará em maior segurança na atuação dos órgãos judiciais. Sua efetivação, sem dúvida alguma, fortalecerá ainda mais o sistema de direitos e garantias das crianças e adolescentes". A presidente do TJE, desembargadora Albanira Bemerguy, também fez questão de demonstrar sua satisfação com diante da assinatura das novas portarias. "É como se fosse o início da realização de um sonho. Essas onze portarias proporcionarão integração entre todos os parceiros", comemorou. (Texto: Vanessa Vieira)

    Confira a lista das portarias assinadas abaixo. O conteúdo na íntegra pode ser acessado no por meio do endereço eletrônico www.ioepa.com.br/site/mat/diariohojejustica2.asp

    Portaria Conjunta nº 001 /2008 Disciplina a participação de crianças e adolescentes em certames de beleza e seus ensaios.

    Portaria Conjunta nº 002 /2008 Disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.

    Portaria Conjunta nº 003 /2008 Disciplina o abrigamento de crianças e adolescentes.

    Portaria Conjunta nº 004 /2008 Disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estabelecimentos de acesso à internet ou que explorem comercialmente diversões eletrônicas.

    Portaria Conjunta nº 005 /2008 Disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em shows, festas, bailes ou promoções dançantes e em boates ou congêneres.

    Portaria Conjunta nº 006 /2008 Disciplina a participação de crianças e adolescentes em espetáculos públicos e seus ensaios, aí incluídos o carnaval tradicional e o fora de época e apresentação de grupos folclóricos.

    Portaria Conjunta nº 007 /2008 Disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estádio, ginásio e campo desportivo.

    Portaria Conjunta nº 008 /2008 Disciplina o procedimento de inscrição de pretendentes a guardiões, evitando a institucionalização em abrigos e garantindo às crianças e adolescentes o direito à convivência familiar, ainda em núcleo substituto e comunitária.

    Portaria Conjunta nº 009 /2008 Disciplina o procedimento de inscrição de pretendentes à adoção e o registro de crianças ou adolescentes em condições de serem adotadas.

    Portaria Conjunta nº 010 /2008 Institui procedimento de execução das medidas sócio-educativas em meio aberto.

    Portaria Conjunta nº 011 /2008 Disciplina os procedimentos de viagem para o exterior de crianças e adolescentes

    • Publicações3309
    • Seguidores126
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portarias-uniformizam-procedimentos-acerca-dos-direitos-das-criancas-e-adolescentes-na-rmb/122640

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)